PESQCID - Programa de pesquisa
Programa para consulta do CID-10 (Código Internacional de Doenças)
Vesão 2.4
Instruções de instalação
Para instalação, execute os seguintes passos:
Faça o download do arquivo zip e execute o programa INSTPESQ.EXE.
Será perguntado se é desejado abrir ou salvar o arquivo.
Escolha abrir (ou executar). Observação: dependendo de seu navegador, pode ser dada apenas a opção de salvar o arquivo. Neste caso, salve-o em uma pasta de trabalho e execute-o a partir desta pasta.
Será apresentada a seguinte tela. O programa sugere expandir para a pasta C:\CID10\. Se desejado, escolha outra pasta, digitando a sua localizações ou utilizando o botão "Browse".
Ao clicar no botão "Unzip", os arquivos serão expandidos para a pasta escolhida.
Clique na área de trabalho (desktop) ou em outra pasta de interesse com o botão direito e selecione a opção Novo.
No sub-menu, escolha Atalho.
Na janela Criar Atalho, preencha o campo Linha de Comando com C:\CID10\PESQCID.EXE (alterando a pasta, se necessário).
Clique em Avançar.
Na janela Selecionar Título para o programa, aceite a sugestão ou escolha um outro nome de interesse.
Clique em Concluir.
Instruções de operação
A operação do programa consiste nos seguintes passos:
Ao se iniciar o programa, a tela apresenta dois painéis e um campo de pesquisa.
Digite os termos referentes ao agravo a ser pesquisado no campo Procurar. Os termos podem ser digitados usando-se apenas a raiz da palavra, apendada por um asterisco (*). Exemplo: tuberc* recupera tuberculose, tuberculina, tuberculoso, tuberculosa, tubérculo etc.
Observação: os termos podem ser digitados com ou sem acentuação, maiúsculas ou minúsculas. Recomenda-se não usar preposições, conjunções e artigos, por serem pouco significativos na pesquisa.
Clique no botão Procurar ou tecle Enter ou comande alt-P.
No painel superior, serão exibidas as categorias e subcategorias que satisfazem ao critério de pesquisa.
Clique em alguma das categorias ou subcategorias indicadas. No painel inferior, será exibida a descrição completa da categoria/subcategoria, inclusive com termos de exclusão, sinônimos, observações etc. O texto é um espelho da descrição existente no volume I.
Se a categoria apresentada contiver um hífen no seu quarto caractere, isto indica que esta categoria contém subcategorias, não devendo, portanto, ser usada como código do agravo. Ela é exibida para verificar as observações e termos de exclusão correspondentes.
Se a categoria apresentada contiver apenas três caracteres (letra + 2 dígitos), esta categoria não contém subcategorias, podendo ser usada como código do agravo.
Utilizando-se um clique duplo sobre uma palavra do painel inferior, esta palavra é transposta para o campo Procurar e nova pesquisa é automaticamente feita com este termo. Isto é particularmente útil quando, no painel inferior, aparecem termos de exclusão sobre os quais se deseja fazer a pesquisa.
Clicando-se sobre o botão contendo um livro fechado, é aberto o dicionário contendo todas as palavras chave existentes. Este dicionário pode ser acessado clicando-se sobre a seta no lado direito do campo Procurar. Clicando-se novamente no botão com o livro (agora aberto), o dicionário é fechado. Isto não interfere nos resultados da busca.
Restrições de uso
O dicionário de termos foi construído a partir do volume I. Portanto, alguns sinônimos só existentes no volume III não serão encontrados.
Alguns termos, apesar de comuns, não são replicados em todas as categorias/subcategorias correspondentes. Exemplos: o termo câncer só recupera alguns poucos casos específicos. Deve-se utilizar, então, o termo neoplasia, adotado pela CID-10. Analogamente, disparo ou arma devem ser usadas no lugar de tiro.