top of page

HISTÓRIA DA MEDICINA E EPIDEMIOLOGIA

Annals of Medicine

Annals of Medicine

A LEAN CUISINE

Berton Roueché

19 de junho de 1988

O texto trata de um surto de doenças da tireoide, no qual os pacientes apresentaram um excesso de hormônios tireoidianos. Isso é chamado de tireotoxicose. A causa mais comum é um distúrbio no sistema imunológico do corpo, conhecido como doença de Graves. No entanto, há outras maneiras pelas quais o corpo pode ser exposto a uma quantidade excessiva de hormônios tireoidianos. Uma delas é pela ingestão direta, outra pode ser a inflamação da glândula tireoide.

Em março de 1985, o Dr. J. Michael McMillin, professor de medicina e chefe da Divisão de Endocrinologia da Escola de Medicina da Universidade de Dakota do Sul, além de chefe associado de pesquisa e desenvolvimento no Centro Médico da Administração de Veteranos em Sioux Falls, foi abordado por um colega chamado James Felker.

O Dr. Felker era internista em Sioux Falls e atuava em áreas rurais ao redor. Ele contou sobre seu paciente, Richard Jacobson, que sofria de tireotoxicose, mas havia aspectos intrigantes no caso. Apesar do tratamento, alguns meses se passaram e Jacobson não apresentava melhora.

Então, o Dr. McMillin descobriu que outras quatro pessoas na cidade de Jacobson, Valley Springs (população de 801 habitantes), tinham o mesmo problema. O médico posteriormente descobriu que havia mais casos semelhantes na região.

Eventualmente, uma pesquisa foi conduzida pelo Dr. Daniel B. Fishbein e Janet Farhie, dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em Atlanta. A fonte do surto foi finalmente rastreada a uma carne moída extra magra proveniente de uma planta em Luverne. Tecidos da tireoide haviam sido incluídos inadvertidamente na carne moída, e aqueles que a consumiram desenvolveram a doença.

bottom of page