The greatest Dengue epidemic in Brazil: Surveillance, Prevention, and Control
Artigo
A maior epidemia de dengue no Brasil: Vigilância, Prevenção e Controle
Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
quarta-feira, 18 de setembro de 2024
Juntamente com os professores Rodrigo Gurgel e Júlio Croda, acabamos de publicar na Revista Brasileira de Medicina Tropical (RBMT), o artigo "A maior epidemia de dengue no Brasil: Vigilância, Prevenção e Controle". Nele, analisamos o aumento significativo dos casos e mortes por dengue entre 2000 e 2024, impulsionado pelas mudanças climáticas globais. Até junho de 2024, foram registrados aproximadamente 6 milhões de casos prováveis e 4.000 mortes confirmadas, configurando a maior epidemia de dengue na história do país.
No artigo, discutimos novas tecnologias para o controle do Aedes aegypti, como a liberação de mosquitos infectados com Wolbachia, pulverização residual interna, técnicas de insetos estéreis e inseticidas disseminados por mosquitos. Destacamos também a incorporação da vacina da Takeda no sistema público de saúde brasileiro e os avanços da vacina do Butantan, atualmente em fase 3 de testes clínicos.
Enfatizamos que aumentar a cobertura vacinal e implementar tecnologias inovadoras de controle do mosquito podem reduzir significativamente os casos de dengue nos próximos anos. A participação comunitária, por meio da limpeza domiciliar e eliminação de criadouros, aliada a iniciativas de educação em saúde e uso de mídias sociais, é essencial nesse combate.
Convidamos todos a ler nosso artigo abaixo e a se unir em uma abordagem multissetorial que engloba melhorias sanitárias, controle de mosquitos, vacinação e mobilização comunitária para enfrentar e superar as epidemias de dengue no Brasil.